A CPA atua como forma de intercâmbio entre a comunidade acadêmica  e a Reitoria, através de pesquisas, entrevistas e opiniões, contribuindo para o bom desenvolvimento e melhoria constante da instituição. É a partir das avaliações e dados secundários que são detectadas as potencialidades e fragilidades da instituição para que sejam geradas estratégicas que possam ser desenvolvidas, com o objetivo de corrigir os eventuais problemas e reforçar os pontos fortes. Nesse sentido, a busca pela qualidade na instituição pressupõe um compromisso de autoavaliação permanente e exige uma prática avaliativa articuladora dos processos administrativos e pedagógicos, oriundos de uma análise sistemática dos resultados obtidos, no sentido de manter a excelência acadêmica e o aperfeiçoamento da instituição. A análise dos resultados da autoavaliação e das avaliações externas desencadeiam ações institucionais, as quais contribuem para a consecução das metas e dos objetivos estratégicos traçados no PDI, PPI e PPC´s e para a melhoria dos serviços ofertados aos corpos discente e docente e ao pessoal técnico-administrativo e sociedade civil organizada. Assim, o planejamento para melhoria dos processos e das ações institucionais, sedimentados no PDI, deve ser desenvolvido de forma retroalimentada a partir dos processos de avaliação, aos quais destacamos os seguintes atores: 

Participação dos alunos: Na perspectiva de apreender o maior número possível de informações sobre a qualidade do ensino oferecido pelo UNIPAM, os alunos são convidados a avaliar os professores e os coordenadores, através do Net Promoter Score (NPS), realizando também sua autoavaliação em disciplinas, além de avaliar o estágio supervisionado. O NPS é uma metodologia criada por Fred Reichheld, nos EUA, com o objetivo de realizar a mensuração do grau de satisfação e fidelidade dos consumidores de qualquer tipo de instituição. Sua ampla utilização deve-se à simplicidade, à flexibilidade e à confiabilidade da metodologia. A aplicação do NPS no UNIPAM permitiu que o aluno revelasse a sua visão acerca do corpo docente, do curso e do UNIPAM. Como é uma metodologia que pode ser aplicada no decorrer do semestre letivo, possibilitou que ações fossem tomadas de maneira antecipada. Planos de ação são traçados, tendo em vista a análise dos resultados obtidos feita pela CPA, pela diretoria de graduação e pelas coordenações de curso.   

Participação dos Coordenadores, professores e técnicos administrativos: A participação dos docentes é realizada através de questionários institucionais, possibilitando aos gestores analisarem as perceptivas dos docentes nos diferentes setores da instituição. Os questionários buscam informações sobre a práxis do docente em relação às observações percebidas pelo seu respectivo NPS. Assim, o docente é capaz de reconstruir suas atividades em sala de aula, buscando a excelência, seja ela no campo da didática e da sua própria gestão enquanto docente. Os coordenadores com base no NPS dos docentes e com as reflexões dos respectivos docentes (propostas através dos questionários) realizam um trabalho de orientação aos docentes, buscando orientá-los principalmente no manejo da sala de aula.  Essa orientação se dá frente à construção de um plano de ações construído pelo docente, analisado e acompanhado posteriormente pela coordenação. 

Participação dos gestores: As decisões dos gestores com base nos indicadores gerados pela CPA são fundamentais para a IES. Após a coleta dos dados relacionados a questionários aplicados aos docentes e discentes, eles são trabalhados pela CPA, possibilitando uma análise crítica por parte dos gestores institucionais. Nesse sentido, a avaliação institucional constitui ferramenta fundamental que possibilita a IES perceber suas fragilidades e adotar ações assertivas para o melhor crescimento da instituição e da comunidade acadêmica envolvida. Em sua contínua busca pela excelência, a gestão do UNIPAM compreende a autoavaliação como permanente e integrada. Assim, a Instituição serve-se de ferramentas que permitam avaliar os serviços que presta e a capacidade de gestão dos recursos que possui. Se, por um lado, por força da Lei dos SINAES, a autoavaliação tem caráter obrigatório, a referida lei não estabelece normas relativamente aos procedimentos de avaliação. Contudo, na visão do UNIPAM, os procedimentos devem alcançar padrões de qualidade tecnicamente reconhecidos e devidamente certificados. Nesse sentido, a autoavaliação da gestão envolve, além dos procedimentos estabelecidos pelo SINAES, os indicados pelos Processos de Qualidade, com as respectivas certificações, e os indicados pelos Processos de Gestão Estratégica, por meio do Balanced Scorecard (BSC). A aplicação do BSC e das Certificações de Qualidade permite não só identificar os pontos fortes e os pontos susceptíveis de melhoria, mas também fundamentar as fragilidades que, eventualmente, possam ter sido identificadas nos procedimentos de avaliação e de regulação pelo Ministério da Educação.

Participação da comunidade: A comunidade civil possui representantes na CPA e figura como membro do Conselho Universitário do UNIPAM. Dessa forma, mostra-se a importância da participação de um membro da comunidade civil envolvido no processo da avaliação institucional.

Para melhor visualização do processo avaliativo do UNIPAM, segue um fluxograma que representa esse processo.

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    Participação aluno - Respondendo pesquisas institucionais

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    Participação sociedade civil - Resultados trabalhos desenvolvidos por alunos

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    Participação comunidade

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    Participação docentes/técnicos administrativos. Divulgação de resultados

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    Participação discente. Divulgação de resultados