O planejamento da autoavaliação institucional do UNIPAM para o Ciclo Avaliativo 2021-2023 foi realizado em 2021 pela CPA e, anualmente, vem sendo atualizado.

Para a elaboração deste relatório, foram utilizados, sobretudo, os seguintes instrumentos para as coletas de dados:

  • Pesquisa NPS (Net Promoter Score);
  • Pesquisa de Avaliação Institucional;
  • Pesquisa de Clima Organizacional;
  • Pesquisa de Perfil Aluno.

A coleta de dados se deu a partir de diferentes fontes para se avaliarem as 10 dimensões. Para a pesquisa com alunos do UNIPAM, foi elaborado um formulário on-line disponibilizado no Portal do UNIPAM na área do aluno. Na pesquisa sobre clima organizacional e ma pesquisa do egresso foi utilizada a plataforma Survey Monkey para a coleta dos dados.

Para a avaliação de cada eixo e as respectivas dimensões, recorreu-se a fontes de informações diversas, as quais são indicadas a seguir.


Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional

Planejamento e Avaliação (Dimensão 8): Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) vigente e Pesquisa da CPA.

Eixo 2: Desenvolvimento Institucional

Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional (Dimensão 1): PDI e respectivo Projeto Político Institucional (PPI), Relato Institucional, Relatórios de avaliações institucionais da CPA, Resultados da gestão do planejamento estratégico.

Responsabilidade Social da Instituição (Dimensão 3): Coordenadoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

Eixo 3: Políticas Acadêmicas

Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão (Dimensão 2): PDI, Relato Institucional, Resultados da gestão do planejamento estratégico, Portal do INEP/MEC, Secretaria acadêmica, CEP, CEUA, Coordenadoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, oCEANo/NIT, Pesquisa CPA.

Comunicação com a Sociedade (Dimensão 4): Assessoria de Comunicação, Central de relacionamento e Ouvidoria.

Política de Atendimento aos Discentes (Dimensão 9): Coordenadoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Pesquisa CPA, setor de bolsas e financiamentos e Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP).

Eixo 4: Políticas de Gestão

Políticas de Pessoal. Fonte de informação (Dimensão 5): Gestão de Pessoas Organização e Gestão da Instituição (Dimensão 6): PDI, PPI, Relato Institucional, Relatórios de avaliações institucionais da CPA, Resultados da gestão do planejamento estratégico.

Sustentabilidade Financeira (Dimensão 10): Contabilidade.

Eixo 5: Infraestrutura Física

Infraestrutura Física (Dimensão 7): Relatórios da diretoria executiva, Resultados da gestão do planejamento estratégico e Laboratório de Arquitetura e Engenharia (LARE).

A análise de dados foi quantitativa e qualitativa. Para o cálculo do NPS (Net Promoter Score), os respondentes são divididos em 3 categorias, com base nas notas que dão: Promotores, Neutros e Detratores. Os respondentes que dão as notas 9 ou 10 são os Promotores: alunos que estão satisfeitos e incentivam amigos e fazem um bom marketing da instituição. Os respondentes que dão notas 7 e 8 são os Neutros: alunos que não ajudam a divulgar a marca, mas também não atrapalham. Os respondentes que dão notas de 0 a 6 são os Detratores: alunos insatisfeitos, que não tiveram uma boa relação e que chegam a prejudicar a imagem da instituição de ensino. Para gerar o indicador, a fórmula é simples: (Promotores – Detratores)/Número total de respondentes. O indicador NPS foi classificado em quatro faixas, sendo a zona crítica de -100% a 0%; a zona de aperfeiçoamento a partir de 0% até 50%; a zona de qualidade a partir de 50% até 75; e zona de excelência a partir de 75%.

A pesquisa referente à avaliação institucional é computada por uma escala de Likert de 5 pontos que compreende 1=Nunca; 2=Raramente; 3=Às vezes; 4=Na maioria das vezes; 5=Sempre. Dessa forma, os escores médios foram obtidos através de médias simples: o somatório da pontuação de cada indicador dividida por 5 (questionário em anexo).

A pesquisa com egressos incluiu questões referentes ao perfil dos ex-alunos, e as análises estatísticas se basearam em frequências absoluta e relativa em porcentagem. Para as análises das justificativas referentes às notas de indicação foi utilizada a técnica qualitativa de análise de conteúdo.

Para todas as dimensões, foi elaborado um quadro em que são apresentados os indicadores e os respectivos diagnósticos, indicadores de melhorias e notas de 1 a 5 pontos. Para gerar a nota, foram utilizados os critérios apresentados no Quadro 1.


Quadro 01 - Notas e respectivas descrições utilizadas no Quadro de Indicadores e Diagnósticos

Fonte: Comissão Própria de Avaliação (2017).


Com base nas informações do quadro, a CPA apresentou potencialidades e fragilidades da instituição e fez indicações de melhorias, as quais podem contribuir para a IES analisar e reorganizar o planejamento de suas ações. O que é possível ser resolvido em curto prazo deverá ser realizado. As ações de médio e longo prazo passam a compor o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Fecha-se o ciclo quando os setores e serviços avaliados, de posse dos dados das avaliações e de seus documentos próprios, reúnem-se para reflexão, discussão e elaboração de relatórios com planos de ação propostos a partir dos pontos a permanecer e dos desafios a enfrentar por meio de intervenção.

Visando a evidenciar e a compartilhar os resultados da avaliação institucional, a CPA deverá tornar público o relatório da avaliação institucional no site do UNIPAM na área da CPA. Os resultados serão apresentados e discutidos com toda a comunidade acadêmica, que inclui direção, coordenadores de cursos, gestores de áreas administrativas, técnicos-administrativos, discentes e comunidade civil. A CPA também disponibilizará material visual e midiático para auxiliar na demonstração dos resultados. Será feito o compartilhamento dos resultados da avaliação com os setores envolvidos, inclusive dos indicadores de mudanças que possam ser sugeridos.