A melhoria e o aperfeiçoamento do desempenho do UNIPAM estão pautados na realização de uma avaliação institucional que conte com a participação efetiva de toda a comunidade acadêmica e demais partes interessadas da sociedade. Este processo avaliativo integra e também subsidia o planejamento estratégico da instituição, permitindo realinhamentos e ações gerenciais que garantam com excelência o cumprimento da missão institucional e explicite à sociedade que os valores institucionais, operacionalizados através de objetivos e metas, visam, acima de tudo, atuar como um agente de transformação e melhoria social.

Os diagnósticos apresentados pela CPA são analisados criticamente pela alta direção e embasam o direcionamento de ações que mantenham a estratégia de melhoria contínua institucional e elevem constantemente o grau de satisfação da comunidade acadêmica nos seus mais variados aspectos.

Para tanto, podemos citar alguns elementos importantes no processo de evolução da instituição, a partir do planejamento e avaliação institucional:

1.     Investimento contínuo e efetivo na melhoria da titulação dos docentes, por meio do incentivo de participação em programas de mestrado e de doutorado, bem como, o desenvolvimento de ações de formação continuada;
2.     Incentivo de participação de docentes e de discentes em congressos e eventos científicos e cuidado com publicações científicas, por meio dos periódicos acadêmicos da instituição;
3.     Efetivação de processos que permitam a manutenção e a ampliação da qualidade nas ações de ensino, de iniciação científica e de extensão;
4.     Articulação efetiva entre suas políticas, nos mais diversos âmbitos, e as ações e metas constantes no PDI.

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    Congresso Latino-Americano de Universidades com Carreira em Gerontologia

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    Congresso Internacional de EAD

1.     Promoção do Ecossistema de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, um diferencial para a formação discente e de toda comunidade envolvida;
2.     Implantação dos componentes curriculares Projeto Integrador e Tópicos Integradores, bem como, a Avaliação Integradora (AVIN), os quais possibilitam ao aluno o desenvolvimento de potencialidades e percepção multi e interdisciplinar, preparando-o para o mercado de trabalho cada vez mais dinâmico;
3.     Grande abrangência dos programas, dos projetos e das ações de extensão desenvolvidos pelo UNIPAM, com vistas à formação integral dos componentes da comunidade acadêmica

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    Lemonade

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    Representantes UNIPAM Hacklab FNESP

1.     Todas as ações de extensão são conduzidas como um processo educativo vinculado com o ensino, desenvolvendo atividades para o bem social da comunidade;
2.     Desenvolvimento de ações de extensão fortemente vinculadas com as seguintes temáticas: da responsabilidade social; valorização do meio ambiente; diversidade; memória cultural; produção artística; patrimônio cultural; ações afirmativas de defesa e de promoção dos direitos humanos e da igualdade étnico-racial;
3.     Concessão de bolsas e de financiamentos estudantis que viabilizam o acesso à educação superior dos cidadãos de menor renda. Além do programa próprio de bolsas (Unibolsas), a IES também possui os programas do PROUNI e do FIES.

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    Responsabilidade Social UNIPAM

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    Projeto Rondon

1.     Ampliação dos mecanismos utilizados tanto para a comunicação com o público interno quanto para com o externo, atingindo o objetivo principal que é transmitir informações do UNIPAM como um todo;
2.     Estruturação por processos dos fluxos administrativos (Sistema de Gestão Integrado Certificado Quadri-norma) para facilitar o encaminhamento e gerenciamento das informações a serem transmitidas para a comunidade;
3.     Ampla percepção social de que o UNIPAM atua como instituição comunitária e efetiva, por meio da eficiência dos diversos canais de comunicação.

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    Dimensão 04

1.     Fomento da Qualidade de Vida dos colaboradores por meio da oferta de atividades físicas, psicoterapia, acompanhamento nutricional e ginástica laboral;
2.     Existência dos Planos de Cargos e Salários para os docentes e para os técnicos administrativos e planos de benefícios;
3.     Realização de Pesquisa de Clima Organizacional de forma abrangente a qual demonstrou índices favoráveis de satisfação do técnico-administrativo e docentes em relação ao trabalho no UNIPAM e às políticas de Recursos Humanos, bem como o sentimento de orgulho acerca do trabalho desenvolvido e da imagem da instituição perante a sociedade;
4.     Contratação de pessoas com deficiências (PCD), bem como a instituição do Comitê de Responsabilidade Social, que, entre outras funções, zela pela estruturação de pesquisas e ações que possibilitem maior interação e adequação desses profissionais ao ambiente de trabalho;
5.     Concessão de bolsas de estudos para docentes, técnico-administrativos, funcionários da construção civil e respectivos dependentes;
6.     Certificação do Great Place to Work em que menciona a instituição como uma das Melhores Empresas para Trabalhar em Minas Gerais.

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    Ginástica Laboral

1.     Implantação de um sistema de gestão que concretize a administração participativa e mantenha um ambiente de corresponsabilidade na busca de soluções da comunidade acadêmica.

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    Encontros Pedagógicos

1.     Certificação do Sistema de Gestão Integrada – SGI (Quadri-norma) – ABNT NBR ISO 9001, ABNT NBR ISO 14001, OHSAS 18001 e SA 8000;
2.     Excelente estrutura e pessoal dedicado às demandas de infraestrutura, desde profissionais de projetos das áreas de construção e TI, como também mão de obra própria da construção civil e manutenção das plataformas de TI e Informática;
3.     Revisão e atualização de normas de segurança voltadas para os laboratórios e instalações especiais, com pessoal técnico dos laboratórios em número suficiente e qualificado para executar as atividades a eles atribuídas (Documentações estruturadas de acordo com a hierarquização de processos e documentos do SGI);
4.     Ampliação e melhoria das condições de acesso para portadores de deficiências físicas, que estão em constante melhoria, especialmente a existência de rampas ou elevadores, de amplos espaços na biblioteca, de instalações sanitárias, de vagas em estacionamentos e sinalizações táteis e sonoras;
5.     Implantação de excelentes infraestruturas de prevenção de incêndios, brigada, sinalização de emergência, existência de segurança pessoal, patrimonial e acidentes de trabalho em conformidade com os requisitos legais;
6.     Ampliação da quantidade e qualidade de instalações gerais para o ensino, para a prática de esportes, atividades culturais e de lazer, espaços de convivência, e laboratórios didáticos e de pesquisa.

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    Bloco Administrativo UNIPAM

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    Biblioteca

1.     Coerente com a orientação do SINAES, foi conferido suporte institucional à CPA, garantindo-lhe a autonomia para planejar e executar suas ações de maneira a garantir credibilidade e legitimidade do processo de avaliação interna;
2.     Disponibilização à CPA, como suporte ao processo de avaliação institucional, o Balanced Score Card (BSC) e a estrutura documental do Sistema de Gestão Integrada – SGI (Quadri-norma) – ABNT NBR ISO 9001, ABNT NBR ISO 14001, OHSAS 18001 e SA 8000;
3.     Aumento da participação do DCE junto à CPA;
4.     Participação efetiva dos membros representantes da sociedade civil na CPA, possibilitando-se a troca de informações e análise da percepção da comunidade externa.

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    CARTAZ CPA

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    CARTAZ CPA

1.     Sistematização de um programa de atendimento aos discentes de forma diversificada e com qualidade, desenvolvendo projetos e ações, que atendem amplamente às demandas de formação profissional. Constitui-se de ações para captar, acolher, manter e reter os alunos, além do atendimento especializado aos estudantes e às pessoas com deficiência;
2.     Garantia da participação dos discentes nas instâncias colegiadas;
3.     Melhorias no Portal Acadêmico, o qual se configura como meio efetivo de comunicação institucional;
4.     Garantia da disponibilidade e facilidade de acesso à Ouvidoria;
5.     Aumento na oferta de monitorias, as quais são desenvolvidas com fins a auxiliar os estudantes na melhoria do desempenho acadêmico;
6.     Oferta de diferentes modalidades de bolsas de estudos que possibilitam a permanência dos(as) alunos(as) no UNIPAM;
7.     Ampla gama de estágios, conectando teoria e prática, contribuindo sobremaneira para a formação integral do profissional egresso;
8.     Excelente estrutura e suporte do Núcleo de Apoio Psicopedagógico, no sentido de acolher e encaminhar as demandas psicopedagógicas dos estudantes.

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    Dimensão 09

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    Atividades NAP

1.     A excelente gestão executiva garantiu disponibilidade financeira para cumprir com todas as suas obrigações de curto prazo do UNIPAM;
2.     As obrigações financeiras de longo prazo do UNIPAM são constituídas unicamente de provisões que não significam necessariamente saída de caixa;
3.     O UNIPAM não possui empréstimos ou financiamentos bancários;
4.     Adoção de políticas de redução de custos para garantir a sustentabilidade financeira;
5.     Adoção das melhores práticas de organização e sistematização de dados financeiros para a tomada de decisões;
6.     Controle financeiro institucional estruturado por meio de estreita integração do planejamento com o orçamento institucional;
7.     Ampliação de receitas por meio de políticas de captação de recursos e estrutura organizacional efetivas.

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    “Saúde financeira”